13/11/2018

Tenda da Agroecologia

A Tenda da Agroecologia é uma Feira de produtos da agricultura familiar Campomaiorense de base agroecológica, ou seja,[…]

A Tenda da Agroecologia é uma Feira de produtos da agricultura familiar Campomaiorense de base agroecológica, ou seja, produzidos sem uso de Veneno e Agroquímicos. Acontece todos os sábados em frente ao Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores rurais de Campo Maior. Os produtos comercializados variam de verduras, frutas,ovos e galinha caipira, até bolos, doces, queijos, mel e leitão assado.

A iniciativa partiu do Centro Vocacional em Segurança Alimentar do IFPI, junto ao Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire da UESPI, a Coordenadoria Municipal de Mulheres e o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores rurais. Esse trabalho se iniciou há três anos atrás, com cursos, dias de Campo e Treinamento dessas agricultoras e dos agricultores. Existem também vários parceiros envolvidos para que esse projeto aconteça , a Secretaria de Ação Social, Secretaria de Desenvolvimento Rural , EMATER, A Rede Piauiense de Agroecologia.

Um dos diferenciais do projeto, é trabalhar-se o Feminismo com a campanha “ Pela divisão Justa dos Trabalhos Domésticos “, pois através de uma pesquisa, identificou-se um grande número de mulheres da zona rural com algum tipo de depressão devido à sobrecarga de trabalho.” A Agroecologia não é apenas um pacote tecnológico do não uso de veneno, é uma ciência que prega principalmente o bem viver, tanto dos agricultores e agricultoras, quanto dos consumidores , queremos também um mundo mais igualitário , e que todas e todos tenham o direito de exercer a soberania alimentar, ou seja comer alimentos sem veneno que causam tanto mal à saúde humana e ao meio ambiente. “ressalta professora Dayse Batistista do IFPI uma das idealizadoras do projeto . Ela ainda complementa “ Comprando produtos de base agroecológica, os consumidores estarão garantido a sobrevivência de várias espécies, inclusive a humana.

Fonte: Dayse Batista dos Santos: Engenheira Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é especialista em Gestão ambiental , mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e doutoranda em Biotecnologia pela Renorbio, com área de concentração em desenvolvimento de produtos Agroecológicos
Veja também