13/11/2018

EUA

Cidadão americano perde a confiança na grande mídia

Os americanos dizem confiar menos na imprensa hoje em dia do que há dez anos, especialmente, entre o grupo que se considera republicano ou conservador

A pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Gallup em parceria com a Knight Foundation, mostra que 69% dos adultos nos Estados Unidos avaliam que sua confiança na mídia caiu nos últimos 10 anos.

O descredito final da grande mídia aconteceu na campanha de Donald Trump, quando o presidenciável mostrou vários casos de fakenews contra ele. De lá para cá os casos só aumentaram

Apenas 4% da amostra de entrevistados diz que a confiança na imprensa aumentou e 26% não mudaram sua percepção sobre a mídia.

Nas entrevistas, os que se declaram republicanos ou politicamente conservadores são quase unânimes ao dizer que reduziram a confiança na imprensa na última década. A resposta foi essa para 94% dos republicanos e 95% dos conservadores.

A maioria dos que se declaram independentes (75%) ou moderados (66%) deu a mesma resposta.

A pesquisa foi realizada em junho e julho deste ano e os resultados foram divulgados no último dia 12 pelo Knight Center.

Entre os democratas e os que se consideram liberais a resposta é outra. No primeiro caso, 42% avaliam que a confiança na imprensa diminuiu, 10% consideram que ela aumentou e a maioria (48%) não alterou a sensação com relação à mídia.

Veja também