13/11/2018

Marinha dos EUA realiza exercícios militares no Golfo Pérsico

A Marinha dos EUA está realizando exercícios que garantem liberdade de movimento através das vias navegáveis do Golfo Pérsico e do Mar Vermelho, já que o Irã ameaça obstruir posições marítimas importantes

O recado dos Estados Unidos é para o Irã. País árabe causa instabilidade na região

O comissário Scott A. Stearney disse que os exercícios, que envolvem aliados regionais e globais, “ilustram que os EUA e nossos parceiros estão prontos para garantir a liberdade de navegação e livre fluxo de comércio sempre que a lei internacional permitir”.

De acordo com Stearney, os aliados dos Estados Undos precisam estar prontos para “abordar qualquer coisa que ameace nosso interesse ou nossos navios [dos EUA]”, acrescentando que as atividades do Irã nas áreas do Golfo Pérsico e Mar Vermelho estão “promovendo instabilidade”.

Um dos exercícios da Marinha dos EUA está ocorrendo em Djibouti, um conhecido ponto de estrangulamento para o transporte marítimo global no extremo sul do Mar Vermelho.

No início de julho, o Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) realizou exercícios militares de larga escala no Golfo Pérsico. O IRGC disse na época que eles estavam prontos para interromper as remessas de petróleo de outros países através do estreito se as próprias exportações do Irã fossem impedidas.