20/11/2019

Segundo Suplicy, Barack Obama cogita visitar Lula na prisão

Em sua rede social, o vereador Eduardo Suplicy anunciou que o ex-presidente Lula pode receber visita do ex-presidente Barack Obama, dos Estados Unidos.

Se Obama vier ao Brasil, resta saber se a visita será permitida pelas autoridades competentes.

O ex-presidente norte-americano Barack Obama estaria cogitando visitar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. “Uma boa notícia, agora vamos torcer!”, publico o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) em sua página no Facebook. De acordo com ele, a visita teria sido recomendada pelo linguista Noam Chomski.

“Ele é ‘o cara’, elogiou o ex-presidente americano em 2009, durante reunião do G20, ao comentar que era ‘o politico mais popular da Terra’. Mais e mais cresce a repercussão internacional contra a prisão inconstitucional de Lula e o governo brasileiro se expõe a uma situação vexatória”, escreveu Eduardo Suplicy.

“E sempre é bom lembrar: a história se repete. Como não recordar da campanha internacional que correu o mundo em defesa da liberdade do líder Nelson Mandela, preso por 27 anos na África do Sul e solto em 1990? #LulaLivre”, completou o vereador.

Dificilmente a visita do ex-presidente Obama seria permitida pelo judiciário brasileiro, já que muitas outras já foram negadas, inclusive do nobel da Paz. “Essa é mais uma estratégia para tentar jogar a opinião pública contra o judiciário brasileiro”, disse um dos integrantes da corte nacional.

“Um preso não tem privilégios acima dos outros e não pode por em risco a segurança e a unidade do país. Lula, hoje, é condenado e preso por corrupção, e deve ser tratado com dignidade, mas sem privilégios especiais. Deve ser tratado como qualquer outro preso que cometeu delito da mesma natureza”.

Fonte: Agência Brasil