20/11/2019

Secretária de Educação falou com exclusividade ao Portal Livre e fez avaliação da Semana da Independência

Conceição Lima falou sobre a importância das parcerias, destacou o esforço da sua equipe, a restauração do patriotismo em Campo Maior e da motivação que recebeu do prefeito professor Ribinha.

Conceição Lima em uma das muitas reuniões organizadas na SEMED para planejamento da Semana da Independência

O Portal Livre conversou com a Secretária de Educação de Campo Maior, Conceição Lima, sobre a Semana da Independência. Para a secretária, que coordenou as atividades e conseguiu emplacar no município um evento de grande magnitude, a semana foi marcante, cheia de emoção, e muito positiva.

A ATUAÇÃO DO PREFEITO RIBINHA

Conceição Lima lembrou a repetida frase do prefeito professor Ribinha: “‘Foi em Campo Maior que o Brasil se tornou independente’, essa foi a célebre frase do nosso prefeito Ribinha durante essa Semana da Independência”. A secretária fez questão de lembrar que o papel incentivador do prefeito foi importante para motiva-la a encarar o desafio de realizar um evento difícil como esse. “Não foi fácil, pois foram 4 dias de intensas atividades, mas o prefeito Ribinha acreditou e me fez acreditar que era possível. Tomei a tarefa de restaurar nos nossos educandos esse sentimento de amor à pátria, e conseguimos. Foi gratificante”, disse ela.

A secretária reconheceu a importância do apoio que recebeu do prefeito de Campo Maior: “incentivo”

A IMPORTÂNCIA DOS PARCEIROS

Sobre as parcerias, Conceição Lima lembrou que a união de forças era necessária para tornar a Semana da Independência viável. “Essa semana nós tivemos várias atividades em parceria com a Polícia Militar, com o Exército, com os escoteiros, e a Ordem DeMolay e com todas as secretarias do município”, disse ela. Frisou muito a participação do Major Etevaldo e do sargento do exército C. Fernandes, não apenas com apoio no evento, mas em todas as reuniões realizadas. “A nossa Polícia Militar e o nosso Tiro de Guerra estão muito bem representados, por dois homens muito sérios e cheios de entusiasmo”.

Ela destacou a prestatividade do major Etevaldo, comandante da PM, e do sargento Fernandes, do Tito de Guerra

Quanto às parcerias, ela completou. “Essas parcerias permitiram que nós levássemos essa dignidade do patriotismo até as escolas, através do hasteamento das bandeiras, da execução dos hinos, de palestras com os escoteiros, com o Exército e a Polícia. Nós conseguimos fazer reviver esse sentimento de amor à pátria com os nossos educandos”.

A SOLENIDADE MILITAR NO MONUMENTO DO JENIPAPO

Sobre o evento militar, realizado junto com o Exército no Monumento do Jenipapo, ela considerou um reconhecimento justo aos heróis do Jenipapo, que morreram no 13 de março de 1823. “houve também um momento muito importante, de muita emoção, no Monumento do Jenipapo, com o nosso exército realizando exercícios com armas, a banda do 25 BC executando o hino, a PM em prontidão e o nosso Tiro de Guerra. Foi lindo ver aquele momento patriótico tão marcante, em homenagem às pessoas que morreram naquela batalha do Jenipapo. Realmente é uma construção do orgulho nacional que foi realizado em Campo Maior”

A solenidade no Monumento do Jenipapo foi uma justa homenagem aos heróis do Jenipapo

O DESFILE DO 7 DE SETEMBRO

Sobre o desfile, no último dia da Semana da Independência, a secretária comentou que houve muita referência aos eventos históricos que levaram à independência do Brasil. “A culminância foi com desfile do 7 de setembro, onde nós fizemos uma alusão à independência do Brasil, e que essa independência passa por uma educação sólida, firme, uma educação onde nossos educandos sejam instruídos firmemente nesses valores da identidade nacional”, pontuou a Secretária de Educação, completando que “o amor a pátria passa, indiscutivelmente, pela autêntica e profunda educação que se recebe”.

A secretária destacou a participação das escolas no desfile, e reconheceu a importância da 5ª GRE

A 5ª  GRE E A EQUIPE DA SEMED

Ela também frisou a importância da presença das escolas do Estado, especialmente no desfile. “essa cooperação com a 5ª GRE é muito importante, pois as escolas do Estado somaram conosco nesse evento”, disse ela. Sobre a participação da sua equipe, ele também comentou. “Não posso deixar de frisar o esforço de toda a secretaria de educação, todos os professores e funcionários colaboraram e trabalharam muito, incansavelmente, para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Parabenizo toda a equipe”.

A equipe da SEMED também recebeu os elogios da secretária Conceição Lima: “estão de parabéns”

OS RESULTADOS

A secretária disse que ficou convencida, depois de tudo que aconteceu, que os frutos foram muito positivos. “nossos educandos vibraram mesmo, e também os nossos professores. Todas as pessoas envolvidas foram marcadas com esse espírito patriótico, que precisava mesmo ser revivido aqui em Campo Maior. E nós vamos continuar levando esse ensino aos nossos educandos”.

Veja também