13/10/2019

Campo Maior representa o Brasil em Feira Internacional de Ciência

O campomaiorense João Vitor foi o único do Piauí na delegação brasileira, composta de 12 estados.  A feira internacional de ciência visa desenvolver a cultura científica entre os jovens através da organização da ciência e da tecnologia.

O estudante campomaiorense João Victor Silva Pereira e a professora Silvana Orsano, da Escola Cândido Borges, integraram a delegação do Brasil na Milset Expo-Sciences International (ESI) -2019, em Abu Dhabi. Esse evento, que aconteceu de 22 a 28 de setembro, reúniu jovens cientistas com criatividade de todo o mundo. A ESI é uma iniciativa do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET).

Os campomaiorenses foram os únicos do Piauí na delegação brasileira, composta de 12 estados.  A feira internacional de ciência visa desenvolver a cultura científica entre os jovens através da organização da ciência e da tecnologia.

João Victor fez a apresentação do projeto: Perfil do Transtorno Mental Comum em Alunos Ingressos no CETI Cândido Borges em Campo Maior. João é aluno do 3º ano e recebeu um prêmio internacional na V Expo Nacional MILSET Brasil, em junho de 2018, no Ceará, e assim se credenciou a participar da feira internacional.

Do Brasil 12 projetos foram escolhidos e do Piauí somente a cidade Campo Maior foi contemplada. João Victor  disse ter ficado honrado por ser um campomaiorense a representar o Brasil na exposição, que classificou como desafiadora por reunir jovens cientistas de todo o planeta.

A professora Silvana Orsano se disse orgulhosa de poder levar o nome de Campo Maior, do Piauí para o mundo. “Pra mim é uma honra, quando eu, como professora, levo um aluno da nossa cidade e a nossa bandeira para o exterior, pois somos os únicos a representar o Piauí. Ficamos felizes”, disse a professora, bióloga e enfermeira Silvana Orsano.

O Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique (MILSET) é uma organização não-governamental que busca desenvolver a cultura científica entre jovens através da organização de programas de ciência-e-tecnologia, incluindo feiras de ciência, campos de ciência, congressos entre outras atividades. As premiações vão desde notebooks e computadores até bolsas de estudos internacionais.

Veja também