24/01/2020

IBAMA e SEMAR realizam operação e apreendem carga de carvão vegetal em Campo Maior

O Coordenador de Fiscalização Ambiental, Raimundo Nonato do Vale, informou que o objetivo da operação é combater a produção, o transporte e o consumo ilegal de carvão vegetal Campo Maior.

Agentes da SEMAR de Campo Maior e do IBAMA realizaram a maior apreensão de carvão vegetal já realizada em Campo Maior

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o IBAMA realizaram uma operação que culminou na maior apreensão de carvão vegetal de Campo Maior. Cerca de 7 agentes de fiscalização ambiental do município e o agente do IBAMA, Antônio Teixeira, conseguiram impedir que 190 sacos de carvão vegetal oriundos de desmatamento ilegal chegassem ao destino.

O Coordenador de Fiscalização Ambiental, Raimundo Nonato do Vale, informou que o objetivo da operação é combater a produção, o transporte e o consumo ilegal de carvão vegetal Campo Maior.

“Essas pessoas precisam entender que estão cometendo um crime ambiental e irão responder por isso. O maior prejudicado é o meio ambiente e a população que pagam caro para o enriquecimento por meio ilegal desses empresários, e isso não iremos permitir, vamos fiscalizar rigorosamente para coibir essas praticas criminosas contra o meio ambiente” disse Do Vale.

As sacas de carvão seriam distribuídas pera pequenos comerciantes da região. Produto foi apreendido e está armazenado na sede da SEMAR

O caminhão baú com placa PIM 2263 – Sigefredo Pacheco, foi apreendido na BR – 343 com destino supostamente para Teresina – PI. O motorista foi atuado em flagrante pelo crime ambiental. A carga foi levada para a Secretaria de Meio Ambiente para realização do procedimento legal.

Participaram da operação os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Raimundo do Vale, Francisco Cavalcante, Luana Carvalho, Lucas Ribeiro e o agente do IBAMA Antônio Teixeira.

Fonte: ASCOM PMCM
Veja também