13/10/2019

Secretaria de Saúde vai iniciar hoje a campanha contra gripe em Campo Maior

Neste primeiro momento será atendido prioritariamente e receberão as doses de vacina: Crianças, gestantes e puérperas ou seja, aquelas mulheres que tiveram filho(a) há pouco tempo. No próximo dia (19/4), os demais públicos serão atendidos.

Vacinação da população vai acontecer por etapas

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje (10/04) a campanha contra a gripe Influenza A/H1N1. As doses da vacina já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde do município e ficarão disponíveis até o dia 31 de maio, quando a campanha se encerra.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda, alerta para a importância da adesão da população à vacina: “o objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza. Ainda existem pessoas que acham que a vacina causa gripe, mas é preciso que saibam que isso não corresponde à realidade e, pelo contrário, a vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde”, destaca Marcelo Miranda.

De acordo com o supervisor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Luciano Alencar, neste primeiro momento será atendido prioritariamente e receberão as doses de vacina: Crianças, gestantes e puérperas ou seja, aquelas mulheres que tiveram filho(a) há pouco tempo. No próximo dia (19/4), os demais públicos serão atendidos.

PREVENÇÃO

Diferente de outras doenças, a gripe precisa de campanhas de vacinação anual. Isso ocorre por características do próprio vírus, que, aos poucos, naturalmente, modifica-se geneticamente. Dessa forma, é necessário rever, a cada ano, os vírus que mais estão se propagando para adaptar a imunização, que dura de seis a 12 meses. Além disso, trata-se de uma doença que tem um forte impacto na sociedade, com risco de morte muito alto (aproximadamente 650 mil pessoas morrem no mundo por ano, em virtude da influenza A/H1N1).

Fonte: ASCOM PMCM
Veja também