13/11/2018

Caixa Econômica Federal será presidida pelo piauiense Nelson Souza

O piauiense, de Buriti dos Lopes, vai ser nomeado hoje pelo presidente Michel Temer para um dos maiores bancos estatais do país.

Nelson Souza, natural de Buriti dos Lopes, vai presidir a Caixa Econômica Federal

O piauiense Nelson Antônio de Souza toma posse nesta segunda-feira (02/04) como o novo presidente da Caixa Econômica Federal. Ele vai substituir Gilberto Occhi que deixa o banco para assumir o ministério da Saúde. A mudança no comando da Caixa foi definida neste fim de semana, pelo presidente Michel Temer.

O nome de Nelson foi escolhido como fruto de uma  articulação do Progressistas, que tem como presidente nacional o senador também piauiense Ciro Nogueira. Tanto o PSD como o MDB disputavam o cargo. A posse de Nelson de Souza deve ocorrer por volta de 10h30, no Palácio do Planalto.

O momento não poderia ser mais propício para um piauiense chefiar o banco estatal, já que o governador Wellington Dias (PT) tem enfrentado reveses com a oposição, a Justiça e o Tribunal de Contas após relatório de técnicos do TCE-PI apontando desvio de finalidade na aplicação de recursos do empréstimo no valor de R$ 300 milhões com a Caixa.

O Estado tem fortalecido munições discursivas – em aparições na imprensa onde busca justificar tecnicamente a legalidade da operação financeira – e judiciais para conseguir receber a segunda parcela do empréstimo. Sem esse valor, o andamento da gestão de Wellington e até mesmo seu legado podem estar prejudicados justamente no delicado período eleitoral.

QUEM É NELSON DE SOUZA

Nelson de Souza é natural da cidade de Buriti dos Lopes (apesar do site da Caixa indica-lo como paulista). Graduado em Letras e em Psicologia,  possui MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro Iniciou sua carreira na Caixa em 1979 e já ocupou os cargos de Diretor Executivo de Gestão de Pessoas, Chefe de Gabinete da Presidência, Superintendente Nacional da Região Nordeste e do FGTS. Atualmente, era vice-presidente de Habitação do banco.

Em 2014, assumiu a Presidência do Banco do Nordeste, ano em que a instituição registrou o maior resultado financeiro da sua história. Com a ida de Nelson para a presidência, quem assume interinamente a vice-presidencia de Habitação é Paulo Antunes de Siqueira. Atualmente, Siqueira ocupa a diretoria de Habitação.

Atualmente à frente da Caixa, Occhi, que é da cota de indicações do PP, foi deslocado para a pasta da Saúde, até então ocupada pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR).

 

Veja também